Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Uma não notícia

Quem segue o mundo do futebol internacional sabe que Cristiano Ronaldo foi, de facto, o melhor futebolista do mundo em 2008. O reconhecimento através do prémio instituído pela FIFA não é, por isso, notícia.

No entanto, vendo a coisa de um outro prisma, há aqui material noticioso. Quando muito se escreve sobre o mau funcionamento do sistema de ensino em Portugal, há pelo menos uma escola que se destaca pelos resultados da formação - a escola de futebol do Sporting Clube de Portugal. Em 18 edições deste galardão, dois jogadores formados naquela escola conseguiram ser eleitos os melhores - é um resultado que não tem paralelo em nenhum outro sector de formação profissional em Portugal e que causa inveja a países onde o futebol é uma importante indústria, como o Reino Unido, a Espanha ou a Argentina.
Parabéns ao CR7 e ao SCP.

6 Beijos:

António disse...

Parabéns ao Cristiano Ronaldo.

O melhor jogador do Planeta para um Português, depois de Eusébio e Figo, Cristiano Ronaldo enche os noticiários de todo o mundo a falar a língua de Camões, o que muito nos honra e nos orgulha por ter um dos nossos a brilhar na constelação das estrelas mais brilhantes.

Obrigado CR7

Anónimo disse...

Não ganhamos campeonatos ,mas vamos fazendo grandes jogadores! Valha-nos isso. Parabéns CR7.

Anónimo disse...

Parabens Cristiano, foi justo.

Micas10 disse...

Boa escola, sim senhor.

Se ele não trabalhasse ... não rendia

Anónimo disse...

o nosso CR7 é da Escola do Sporting, o Figo tambem e, tão a ver o trocadilho.Mas parabens ao Cristiano e como ele disse, que volte la muitas vezes.
ANA PAULA FERNANDES

beijokense disse...

Tobias, essa coisa de formar os melhores jogadores do mundo é benéfica para o país e para os próprios, mas não dá resultados para o SCP.
Em Portugal tem resultados quem forma outro tipo de jogadores, aqueles que se preocupam mais com o adversário do que com a bola.
Da geração do Figo, o FCP formou o Fernando Couto, com longa carreira em Itália. A seguir as suas pisadas (e cotoveladas, cabeçadas, etc.) tem o Bruno Alves. Pelo meio, ainda teve o Cotovelinho Santos, cuja carreira poderia ter tido maior projecção internacional se... o JVP tivesse emigrado.
O prémio da FIFA costuma distinguir quem sabe joga a bola, mediante votação dos seleccionadores e capitães de todas as selecções membros da FIFA. Uma eleição idêntica na liga Sagres escolheria com certeza quem sabe jogar os tornozelos, perónios, costelas e crânios :)

Enviar um comentário