Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Fábrica de Automóveis sem Travão para Desempregados

O Correio da Manhã noticiou:

«É com profunda apreensão que os trabalhadores da fábrica de Mangualde da PSA – Grupo Peugeot/Citroën estão a encarar a redução da produção anunciada já para este mês, com uma interrupção da laboração a partir da próxima sexta-feira e por um período de duas semanas, bem como a eliminação de um dos turnos a partir de Fevereiro, o que implicará a dispensa de 400 trabalhadores.

(...)

As suspensões da laboração são justificadas com 'a quebra de encomendas, que levam a reajustes de produção'. No ano passado, a multinacional sofreu uma quebra superior a cinco por cento, tendo vendido um total de 43 712 veículos automóveis.

A situação dos operários fabris é também encarada com preocupação pelo presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Soares Marques, que acusa a empresa de estar a dar 'uma machadada muito forte na economia local e nacional'.

'Destes 400 trabalhadores, 60 por cento são do concelho de Mangualde e os restantes 40 por cento de Viseu, Nelas, Sátão e Tondela, entre outros', justificou Soares Marques, defendendo que o seu concelho está 'muito bem situado, em termos geográficos, para que os investidores aproveitem esta mão--de-obra altamente qualificada que vai para o desemprego'.

A dispensa dos 400 trabalhadores – que se tornará efectiva a partir de 5 de Fevereiro, quando será eliminado um dos três turnos diários de trabalho – corresponde a uma redução de um terço dos operários. São quase todos temporários ou contratados a prazo.

(...)

MAIOR EMPREGADORA

A Peugeot-Citroën tem 1440 funcionários e é a maior fábrica empregadora do distrito de Viseu. Assegura ainda 5 mil postos de trabalho indirectos.

(...)

PARTIDA PARA MARROCOS

A unidade fabril está em Mangugalde há 45 anos, mas pondera a deslocalização para Marrocos, avisou o ministro da Economia, Manuel Pinho. (...)»

Fonte: Correio da Manhã

0 Beijos:

Enviar um comentário