Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

A Maior árvore de Natal "flutuante" do mundo



foto: Veja Rio



"No livro dos recordes desde 1999, a árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, localizada no Rio, ganhou novo certificado da entidade, por ter atingido 85 metros de altura, o equivalente a um prédio de 28 andares. A atracção, considerada a maior árvore de Natal flutuante do mundo, bateu seu próprio recorde, de 76 metros.
Segundo a prefeitura, a árvore da Lagoa é o terceiro maior evento do calendário turístico do Rio de Janeiro, após o Carnaval e o Réveillon, sendo apreciada por 80 mil pessoas por dia.

Considerada uma embarcação pela capitania dos portos, a árvore da Lagoa, por dentro, é um emaranhado de barras de ferro. A estrutura de metal abriga sete geradores, duas salas de suporte técnico e uma sala para a equipe de electricistas e técnicos que fazem plantão toda noite em seu interior. No Natal, serão necessários seis trabalhadores lá dentro. Os responsáveis pela árvore garantem que eles terão direito a uma ceia especial."

Fonte: G1


"O cenógrafo Abel Gomes, 51 anos, tem no currículo as duas visitas do papa João Paulo II ao Rio, em 1980 e 1997, assistida por 1 milhão de fiéis, e a apresentação de Frank Sinatra com público de 150 mil pessoas no Maracanã, entre outros megaeventos.

(...)

Casado e pai de dois filhos, o português nascido em Viseu considera-se um carioca da gema."




"A Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência, que desde 1996 enfeita a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, chega à sua 12ª edição consecutiva ainda maior, com 85 metros e pesando 530 toneladas. A altura recorde equivale a um edifício de 28 andares e a habilita a um novo título de maior árvore de Natal flutuante do mundo, junto ao Guiness, em processo de homologação. O espectáculo gratuito foi transmitido ao vivo, pela primeira vez, para todo o Brasil, pela Rede Bandeirantes de Televisão.

(...)

Cenografia - A edição 2007 da Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência tem como tema “Um símbolo de esperança para a família brasileira”. A cenografia, assinada por Abel Gomes, é inspirada nos vitrais das catedrais brasileiras. A luz é emitida de dentro para fora, numa alusão à fé, que também segue esse mesmo percurso no âmago do ser humano. Dessa forma, funciona ao contrário dos vitrais das catedrais, que dependem mais da luz externa para que possam ser apreciadas. Para compor a cenografia, são utilizadas 2,9 milhões de micro-lâmpadas e 37.000 metros de mangueiras luminosas, que projectam os vitrais, distribuídos em oito faces."



Foto: G1

4 Beijos:

Anónimo disse...

Posso dizer que sou uma das previligiadas que pôde ver, não esta ,mas a que foi erguida em 2002, e posso dizer que é um belissimo espectáculo.
Não há duvida, que onde um português põe a mão, a obra será sempre grandiosa

Anónimo disse...

Isso é verdade, Isabel Clara, de repente ocorreu-me o nome "Fátima Felgueiras"....

Anónimo disse...

mesmo verdade, muitos emigrantes vão fazer obras :)

Anónimo disse...

Para a obra ser concretizada , não é preciso "SACO AZUL"
Felizmente nem todos se chamam "Fátima Felgueiras".
Este português , que pôs de pé este projecto, acho que não precisou de "saco".
Basta-lhe o espirito lutador do povo português.
A grandiosidade faz-se com inteligência, humildade e espírito de sacrificio.
Isto é ser portugês

Enviar um comentário