Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 22 de setembro de 2007

Melhores Ruas para Todos


Melhores Ruas para Todos foi o tema da a campanha desta Semana Europeia da Mobilidade de 16-22 de Setembro de 2007, uma comemoração que se repete desde 2000 e que este ano foi comemorada em mais de 1300 cidades europeias.



Mais que um Dia Sem Carros o tema inicial em 1998 e 2000, o objectivo subjacente à campanha de 2007 é passar a mensagem clara de que aumentar o espaço viário para os automóveis não é a resposta mais apropriada aos problemas de transporte existentes nos centros urbanos e nas aldeias.


As ruas não são estradas, mesmo quando uma estrada se converte na rua principal de uma localidade.

Nas ruas, os vários tipos de tráfego têm que conviver: os peões, as bicicletas, os transportes colectivos, os carros e motos, os veículos comerciais e os veículos pesados.

E a convivência nas vias urbanas deixa muito a desejar. A grande maioria dos acidentes em Portugal (70 por cento do total) ocorre dentro das localidades, apesar de provocar apenas 43 por cento do total de vítimas mortais.

Pelo contrário, os especialistas sugerem que reduzir o espaço para os veículos nas RUAS e vias urbanas pode ser uma solução mais sustentável e eficaz, além de possibilitar estilos de vida mais saudáveis, quer para os automobilistas, quer para os moradores, sem limitar a mobilidade pessoal. Isto pode indicar a necessidade de colocar e alargar passeios e de reforçar a fiscalização para evitar que os passeios sejam usurpados para estacionamento.
Mais passeios e menos lombas na aldeia 1 2

4 Beijos:

Anónimo disse...

A data do blog diz Sábado, 22 de Setembro de 2007
A figura diz 6ª Feira, 22 de Setembro
Na volta foi toda a semana da mobilidade 22 de Setembro

Anónimo disse...

De facto 22 de Setembro foi no Sábado, portanto o Blog é que está certo.

Unknown disse...

em viseu por exemplo a sexta feira , mas dia 21, tambem foi dia sem carros.....:)

Micas10 disse...

A imagem verde refere-se à campanha do Dia sem Carros de 22-Set-2000. A campanha deste 2007 é Melhores Ruas para Todos da imagem a azul.

Enviar um comentário