Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Escola do sexo feminino - 1

Foto: Jornal do Centro Numa altura em que se está a dizimar a rede escolar do 1º Ciclo, acho útil recordar os esforços que os nossos antepassados fizeram para a criar.
Resumirei em dois posts (este é o primeiro) as peripécias por que passaram para abrir uma escola do sexo feminino em Beijós.

Em 1-7-1883 compareceu, em sessão pública da Junta de Freguesia, D. Emília Augusta da Silveira, fazendo o «offerecimento da sua casa para a aula d'instrucção primaria do sexo feminino gratuitamente».
No entanto, D. Emília era menor de 25 anos e o seu pai, Albino Pereira d'Almeida, alterou as condições do "offerecimento" - «declarou [5-8-1883] que offerecia uma casa comoda para aula do sexo feminino, bem preparada, e em tudo arranjada pela renda annual de quatro mil e quinhentos reis, ficando a cargo da Juncta mubilal-a e pagar as despesas com a segurança do arrendamento». A Junta aceitou as condições «pelo grande desejo que tem da creação da escola, epela grande dificuldade que há em arranjar nesta povoação casa comoda para tal fim».
Em Maio de 1884, a Junta recebeu um ofício da Câmara, dizendo não aceitar a casa de Albino. Deliberou então a Junta mandar consertar a casa de residência do pároco para servir de aula para o sexo feminino, já que ele se prontificou a oferecê-la gratuitamente para esse fim «por todo o tempo que elle fosse parocho na mesma freguesia».
Depois de peripécias várias, finalmente a Junta deliberou, em 1-11-1891, vender alguns baldios para com a respectiva receita adquirir uma casa para a escola do sexo feminino e proceder a consertos na casa da escola do sexo masculino. A decisão de vender os baldios viria a merecer uma acção em Juizo, movida pelo Ministério Público em 1893, mas a Junta defendeu-se com alegação de que não tinha outra fonte de receita para tal fim.

9 Beijos:

Anónimo disse...

E não esquecer as escolas de mestras mandadas instituir por D. Maria ainda em Setecentos e que lonfgamente ficaram por prover.

Anónimo disse...

Dr .g
não estará a precisar de uma DRENagem?

Micas10 disse...

A educação das raparigas é um factor de desenvolvimento, por isso foi definido pelas Nações Unidas como um dos Objectivos do Milénio.
Educas um rapaz e educas uma pessoa, educas uma uma rapariga e educas uma família.

António disse...

Paulo g.,
Bem-vindo ao Beijós XXI
Manda Beijós a toda a Gente.

António disse...

Daisy,
Bem-vindo ao Beijós XXI
Manda Beijós a toda a Gente.

Anónimo disse...

...se e só se, educar bem !

Anónimo disse...

Essa da DRENagem deixou-me demasiado...

António, tal como o outro, eu ando por aí, não gosto é de bater muito com os pés.

Anónimo disse...

Vender baldios para construir escolas?
Assim como assim, é tudo para arder, causaria menor pena se ainda fosse baldio.

António disse...

Nós não recebemos lições de ninguém,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Enviar um comentário