Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Famílias de Beijós - Amaral

Willoughby disse... Parabéns LINDA. Estou certo de que o teu contributo vai ser muito valioso. Será mais uma tarefa, mas, por vezes, serve para desanuviar o setress de outros trabalhos. Desejo - te as maiores venturas nesta missão.Seguramente que vais promover a busca da CASA DE BEIJÓS,na nossa aldeia,que já existia em 1716. O seu quarto senhor foi BERNARDO PAES DO AMARAL. Qual será a casa?04 Outubro, 2006 01:12


Segundo Manuel Abranches de Soveral («Ascendências Visienses», Porto 2004), os Amaral de Beijós descendem de Martim Ermiges do Amaral, nascido c. 1150, que fundou a honra e quintã de Amaral, na freguesia do Sul.

No seu trineto João Lourenço do Amaral, nascido c. 1260, têm origem, pelo menos, 5 ramos com descendência em Beijós. O beijosense João Paes do Amaral, 3º senhor da casa de Beijós, nascido em 1673, reúne 4 desses ramos:

2 através do seu avô Manuel, o 1º senhor da casa de Beijós;

e outros 2 através da sua tetravó Filipa de Andrade Cabral, senhora da quinta de Currelos no séc. XVI, cujos ramos Amaral estão cruzados, respectivamente, com Costa e com Cabral (incluindo ascendentes do descobridor do Brasil); estas famílias estão representadas numa pedra de armas no cunhal duma bela casa beijosense.

O 5º ramo, com origem num avô do 1º senhor da casa de Beijós, chamado João Gonçalves do Amaral, agrupa-se aos 4 referidos, nos filhos de João do Amaral & Maria de Abrantes, nomeadamente António Coelho do Amaral, nascido em Beijós em 12 de Dezembro de 1795.
É, portanto, deste António Coelho do Amaral que descendem muitos dos beijosenses que usam (ou cujos antepassados usaram) o apelido Amaral; dos restantes, a maioria descende dos seus primos do referido 5º ramo, que teve grande expressão nas vizinhas localidades de Pardieiros, Pedra Cavaleira e Moreira. Entre estes descendentes do 5º ramo, contam-se os blogueiros Batista, beijokense, Micas10 e Victor Peixeira.

Vejamos os filhos de António Coelho do Amaral e actuais descendentes, tomando como refª os 'activistas' do Beijós XXI:

26 Beijos:

Anónimo disse...

Exactamente. Parabens José Loureiro.

BATISTA disse...

Parabéns José Valdir.
Entras-te hoje na casa dos "enta".
Olha que agora é sempre a haviar!!!

Anónimo disse...

Parabens José Loureiro.

AMSantos disse...

Parabéns ao José Loureiro pelo seu aniversário.

Parabéns ao BEIJOKENSE por mais este excelente trabalho de pesquisa.

beijokense disse...

ó Zé, espero que não comemores à minha maneira! :)

VIVEIROS-BATISTA disse...

parabéns.

José Loureiro disse...

obrigado a todos pelos parabéns,para já ainda não houve comemoração,mas espero que a comemoração se existir seja qualquer coisa de bom,;) beijokense para ti votos de rápidas melhoras e muitos parabéns pelo trabalho aqui desenvolvido,e se alguém quiser beber um copo podem aparecer aqui vos espero sempre que o entenderem estejam à vontade obrigado e até sempre

Micas10 disse...

Grande investigação.
Muito interessante

então a Casa de Beijós é a casa da quinta ?

Nuno disse...

Concordo, excelente trabalho de investigação!

Willoughby disse...

Beijokense, muitos parabéns pelo trabalho aqui realizado.
Reconheço que, realmente, há grande interesse em aprofundar a história de Beijós e das suas gentes.

Quando, em Outubro/06, solicitei à LINDA a pesquisa para a descoberta da CASA DE BEIJÓS, tinha e tenho a convicção de que essa casa se encontra, actualmente, na posse dos herdeiros de Bernardino Pais Baptista, que é a da Quinta.

No brasão que ostenta, estão gravadas figuras de animais (presumivelmente cabras) e correias, além de outros símbolos,que não tenho de memória.

Segundo o parecer de alguns peritos nessa matéria, tudo leva a crer que ali estão representadas as linhagens de antigos senhores de apelidos "Cabral" e "Correia", etc..

Não conheço em Beijós outra casa com vestígios de espaços Senhoriais a não ser esta.
No entanto, com o desenvolvimento das pesquisas, iremos, seguramente, concluir qual é, realmente, a casa de Beijós. Talvez que os herdeiros do Sr. Dr. Albertino (...), pessoas que venderam a Quinta ao Sr. Bernardino, possam ajudar, mais facilmente no esclarecimento de alguns pormenores.
O Sr. Bernardino será uma boa fonte para fornecer algumas pistas sobre a posse daquela casa no decorrer dos tempos.

Há interesse em continuar a aprofundar toda a história da nossa Aldeia, para que possa constar nos seus Anais e despertar interesses turísticos e outros (...).

Salvo outro entendimento,para facilitar as pesquisas,também se me afigura prestimosa toda a informação que os ilustres leitores do Beijós XXI possam trazer a este post.
Beijokense, tenho que enaltecer mais uma vez o teu trabalho, que está a ser muito esclarecedor.

Pelo que me apercebo, tens problemas de saúde. Desejo que tenhas uma rápida recuperação. As tuas melhoras.

Willoughby disse...

Beijokense, analisando melhor este teu trabalho, concluo que nós temos o mesmo génese.

Se construirmos a árvore genealógica, iremos aparecer todos nos respectivos ramos.

É normal na nossa Aldeia, as pessoas tratarem - se por primos. Além do carinho que esta óptima tradição encerra, verifica - se que tem muito de verdade. Somos realmente parentes uns dos outros.

Temos mesmo que aceitar a teoria de que nós, humanos, continuamos a possuir o génese dos nossos antepassados desde há (...+) de cinco milhões de anos.

Se prosseguirmos com a Genealogia das famílias de Beijós, que talvez seja um bom tema, estou em crer que isso irá contribuir para sensibilizar as pessoas e desenvolver maior união entre os Beijosenses.

Mais uma vez, as tuas rápidas melhoras, Beijokense!

Nuno disse...

Então Maria de Jesus foi a esposa de António Coelho d'Abrantes?

beijokense disse...

@Nuno
Está postado: «Maria de Jesus. Casada com Daniel Coelho de Moura». :)

@willoughby
Será muito difícil encontrar 2 beijosenses sem antepassados comuns... é apenas uma questão de decidir quantas gerações subir :)
No caso concreto, o nosso parentesco mais próximo nem sequer é pela família Amaral. Somos primos mais próximos quer pela família Peixeira, quer pela família Coelho de Moura.

Nuno disse...

Então e eles tiveram como filho António Coelho de Moura?

Willoughby disse...

Beijokense, pela parte da tua avó Gracinda eu já tinha consciência disso, dado a ligação que havia pela parte da minha avó materna, Maria da Natividade Peixeira.
O nosso parentesco pela família Coelho de Moura só poderá vir pelo meu avô paterno (...) Coelho do Amaral.

Isto é muito aliciante comentar aqui os nossos e os parentescos de todos os Beijosenses.

Parece inesgotável a nossa curiosidade.

Obrigado, Beijokense e vamos lá ver onde nos leva a história.

Anónimo disse...

Parabens ao novo quarentão !


-Com as barreiras naturais, antigamente, no vale de Beijós tinham que ser quase todos PRIMOS !... é também natural !

Anónimo disse...

Roger.a,
Mesmo assim não consta que tenha havido incesto (...). :-):-)

Anónimo disse...

Se calhar, faziam um compasso de espera de uma geração ou duas e, ....juntavam outra vez s belgas...

António disse...

José Loureiro Parabéns.

António disse...

O Beijós XXI é de facto um grande compadrio.

Anónimo disse...

ola a todos, estou fazendo a arvore da minha familia e sou descendente de Daniel Coelho Moura,sou do Brasil, e estou adorando encontrar familiares por aqui5agora moro em Lisboa) depois vou mandar mais dados que tenho sobre a familia Coelho Moura
Liza Coelho moura

Anónimo disse...

ola a todos, estou fazendo a arvore da minha familia e sou descendente de Daniel Coelho Moura,sou do Brasil, e estou adorando encontrar familiares por aqui5agora moro em Lisboa) depois vou mandar mais dados que tenho sobre a familia Coelho Moura
Liza Coelho moura

Anónimo disse...

Pois é...aqui está mais uma descendente de Daniel Coelho de Moura. Somos de facto muitos e, tal como diz Roger, quase todos primos, de acordo com os documentos que consegui obter para fazer a arvore.
Assim sendo, cumprimentos aos primos!

Ana Paula, Coimbra

António disse...

Ana Paula A. Coelho de Moura,
Bem vinda ao Beijós XXI,
Mande Beijós a toda a Gente.

Anónimo disse...

Ja agora desculpem, um familiar meu fal-me duma capela junto á quinta, mais propriamente em frente a Casa do Senhor Antonio Costa(ja falecido e conhecido pelo Snr,Antonio Tamancas),essa capela não pode ser vista, e particular,pertence a quem.
Sera que alguem me pode dizer, porque o meu familiar não sabe explicar muito bem. O Senhor Antonio, homem muito sabio,inteligente, dizia que tinha uns tumulos de gente fidalga.
Seria uma pesquisa tambem interessante.
Sera que ja a fizeram.Se sim, talvez fosse interessante fazer uma pequena cronica de quem investigou.Eu gostava de saber.Obrigado
A Lisboeta.

beijokense disse...

Sim, já foi investigado. Veja o resultado aqui.

Enviar um comentário