Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Distrito de Cabanas

Sabiam que Beijós já pertenceu ao Distrito de Cabanas?
Sim... ao distrito de Juízo de Paz de Cabanas, durante grande parte do séc. XIX. Em função da importância ou gravidade das causas, estas poderiam ser julgadas no Juízo de Paz (sede em Cabanas), no Julgado (sede no Carregal) ou na Comarca (sede em S. Comba). Apenas a comarca era ocupada por um juiz de direito. O juiz de paz podia ser eleito ou nomeado, sendo geralmente escolhido um indivíduo de elevado estatuto social local.
Esta figura desapareceu da nossa organização judiciária, mas as suas funções são equivalentes aos julgados de paz actuais.

«Aos quatro dias do mes de Novembro de mil eoito centos equarenta esete annos, neste logar de Beijós Destricto de Cabannas, eperante o Juiz de Paz do mesmo Destricto João Pereira Alvares de Castro Ferreira Cascais comparecerão epresentes os Autores Luiz Marques e sua Molher Maria Gonçalves, eo Reo João d'Abrantes todos de Beijós para se conceliarem sobre o objecto do memorial retro. Eprocurando oreferido Juiz de Paz conceliar estas partes sem empregar meio algum violento ou cazilozo, conseguio que se conciliasem nos termos seguintes.
Que o Autor hera obrigado dár servidão ou caminho ao Reo pela parte designada no seu memorial, chamada ao Chão de Joane, porem oReo cede servidão, tanto de Pé, como de Carro, menos da Servidão da Agoa, caminho e rego para a conduzir para asua terra por honde der menos porjuizo a ele Autor (...)»

Os leitores que têm acompanhado a série Docs Antigos já sabem que o autor desta causa é meu trisavô. Também o réu é meu trisavô - uma filha sua viria a casar com um filho dos autores, num casamento entre primos direitos :)
Quanto ao Juiz, era natural de Caveirós (actual concelho de Vouzela), mas casou em Beijós, onde fixou residência e deixou descendência. Alguém é capaz de nomear descendentes deste juiz de paz? Há um nº significativo a residir em Beijós & arredores...

7 Beijos:

Beijokas disse...

EU :)

beijokense disse...

E +?

BATISTA disse...

E mais eu??

António disse...

Teresa,
Bem-vinda ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

beijokense disse...

Tu não, Batista... mas o teu filho, sim :)

Anónimo disse...

Todos os da "fontanheira" e seus descendentes; + os descendentes do meus falecidos tios Antoninho e Albertininha.

beijokense disse...

Neste post estão referidos + 3.

Enviar um comentário