Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

Novo Concelho

Recebemos de uma beijoka, que acumula o mau hábito de ser espectadora assídua da TVI com o péssimo hábito de ser leitora regular da Ana, a digitalização dum artigo sobre Ruth Marlene e o instrutor Marques. Agradecemos o contributo porque ficámos a saber 2 coisas muito importantes:

  1. Afinal, o concelho de Canas existe!
  2. Beijós é uma freguesia do concelho de Canas (de Senhorim ou Sonhorim)

Para quem não tem acesso à revista, aqui fica o essencial do trabalho 'jornalístico':

«Foi durante uma das galas de Domingo de 1ª Companhia, que o "instrutor" Marques ouviu a "recruta" falar em Beijós, uma freguesia do concelho de Canas de Senhorim, distrito de Viseu. Quando Ruth Marlene saiu da sala de transmissões, o militar quis saber qual a ligação que a cantora tinha com aquela terra. Nessa altura ela explicou-lhe que a mãe tinha nascido lá e que, por isso, sempre que se lembrava, fazia referência à localidade onde ainda tem família. Coincidência ou não, também a progenitora do "instrutor" é natural da mesma freguesia e os dois, de imediato, colocaram a hipótese de puderem [sic] ter alguma relação familiar.»
Mais à frente, cita-se a irmã da recruta: «"Alguém foi dizer à minha mãe que ele ainda era nosso primo, mas parece que o Marques é da família do marido de uma das irmãs da minha mãe." Numa segunda vez em que foi contactada, a versão apresentada por Jessica já era outra. "Falei com a minha mãe e ela disse-me que, afinal, parece que não há qualquer relação familiar."»

Como o hipotético parentesco ou a existência de familiares comuns é a razão de ser do artigo, Beijós XXI, exercendo a sua vocação de serviço público, apela a todos os que possam esclarecer este assunto de importância nacional. Para os mais desligados dos reality shows, recordamos (isto já foi dito nos comentários a um post anterior) que Ruth é filha de D. Fernanda (filha do Alexandre da Fraga e irmã do Fernando Moleiro, p. ex) e Marques é filho de D. Casimira (filha do Zé Maria).
Quanto à nossa integração no concelho de Canas, vamos pedir esclarecimentos a S. Exª o Sr. Presidente da República e aos blogs amigos Canas & Senhorins, Cannas de Senhorym e A Má Língua Canense.

14 Beijos:

Micas10 disse...

Rute Marlene, felicidades e boa sorte. Já votaram nela ?

Desaconcelho de Canas: Qual é a massa critica para justificar mais uma autarquia, 5000, 10000 ou 20000 habitantes ? Qual é o valor acrescentado, para os contribuintes e não para os politicos, de mais uns tantos cargos publicos ?
Ou seriam apenas mais uns inutensílios de cozinha, nas palavras de Mia Couto ?

Anónimo disse...

Ruth Marlene
Ruth Marlene!
Ruth Marlene!
Já ganhou...

Anónimo disse...

pois , esta parte nao sabia..mas um colega meu ligou me ontem a hora de almoço apar eu por a tv na tvi. tava a dar noticias sobre os finalisats do reality show..a na descriçao da nossa conterranea aparecia «de uma pekena freguesia do interior, Beijós, concelho de nelas»...vamos dizer a tvi k carregal do sal existe???

beijokense disse...

Coitados, não frequentam o BeijósXXI, não sabem o que é Basioos

António disse...

se calhar,
já merece um Post,
claro que sim.
e depois um email para a TVI e para a revista ANA.
pronto, ninguém se opõem?
... tá dicidido.

Anónimo disse...

eu tb vi ontem no programa do goucha a falarem de Beijós. Disseram q o Marques ainda podis ser primo da Ruth. Impossivel!!!

Anónimo disse...

podia, desculpem

Anónimo disse...

Se os jornalistas (?) da TVI ou ANA passarem por aqui, tomem nota: pode-se consultar gratuitamente nos sites do INE ou do IGEO o Código da Divisão Administrativa (Carta Administrativa Oficial de Portugal - CAOP)
Mas o erro da ANA é demasiado grave, quem escreveu só deve ver mesmo reality shows, tal foi o destaque que os media deram ao veto do Presidente ao Sonho(rim)
daah

ibotter disse...

É um facto que Beijós já pertenceu ao Concelho de Canas de Senhorim.
O que muito honra os canenses que têm velhos laços de amizade e trabalho com o povo de Beijós!

"Em 1867,no novo mapa das circunscrições administrativas foi suprimido o concelho de Asnelas,figurando o Concelho de Canas de Senhorim formado por todas as freguesias de Asnelas e pelas freguesias de Beijós , Cabanas e Oliveira do Conde."
Júlia Nery -autora de "O Cônsul" ,sobre a mais brilhante figura da Beira Alta, Aristides de Sousa Mendes que muito orgulha Cabanas e Beijós.
Um abraço de amizade e um feliz 2006 para todos os leitores do Blog Beijóis XXI

António disse...

municipiocanasdsenhorim
Bem vindo ao Beijós XXI
Manda Beijós a Toda a Gente.

António disse...

Óptimo ano 2006 para todos os vizinhos de Canas de Senhorim.
Um abraço amigo.

Anónimo disse...

Caro Cannas Srym, efectivamente Beijós pertenceu ao concelho de Canas durante pouco tempo, na curta vigência de uma das muitas reformas administrativas do séc. XIX (talvez uma das mais racionais, mas ainda assim sem sucesso).
Não ponho em causa as expectativas dos canenses, só ponho em causa a competência de quem escreve numa revista de tiragem nacional que Beijós pertence a um concelho que "toda a gente sabe" que não existe no papel.
Bom 2006

beijokense disse...

:P
Faço votos que o "Computador das Línguas" ressuscite.

António disse...

língua estufada
Bem vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Enviar um comentário