Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

domingo, 16 de outubro de 2005

Iteiro

Forma actual: Outeiro ou, em desuso, Oiteiro; sig. "pequena elevação de terreno". Normalmente um cerro / morro que se destaca como acidente de terreno.
Em várias regiões serviam como limites, términos, marcos da confluência de diferentes territórios, em particular nas civilizações pré-romanas. É esse o significado toponímico de Itero em Castela e Leão.
Bem, se todos os morros que em Beijós se chamam Iteiro tiveram essa função... animação foi coisa que não faltou aos antigos beijocas!
Um dos Iteiros -- dos Castelos -- tem fama nacional no campo da arqueologia, já que albergou uma (ou +?) civilização castreja do bronze final e início do ferro, ie, aprox. 1300 a 1000 a.C. tendo dos mais antigos objectos em ferro encontrados em Portugal.

4 Beijos:

António disse...

Ó Beijokense
No blogue do Alex pode encontrar-se informações sobre esta temática.
http://oblogdoalex.blogspot.com/2004_01_11_oblogdoalex_archive.html
Vou estudar Arqueologia

António disse...

Basioos nós
então e o Penedo.

beijokense disse...

:)
António, a arqueologia não se estuda, (es)cava-se... isso vai ser antes ou depois da reforma?

Sempre houve grandes ligações entre Beijós e Penedo... se calhar aquilo é uma colónia de Basioos... em vez de Nova Basa, chamaram-lhe Penedo -- modernices!

António disse...

Por este andar só nos reformamos quando não conseguirmos escavar absolutamente nada, ...só se for uma malga de farinha 33.
Se me sair o 'eurovilões', faço uma excentricidade e compro o Penedo, passo a chamar-lhe Nova Basioos.

Enviar um comentário